TRE-CE recebe 100 mil pedidos de títulos de eleitor em 2022; prazo para solicitação termina em 4 de maio


O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) recebeu até 31 de março deste ano 100 mil requerimentos de títulos eleitorais no Ceará, por meio do Título Net, ferramenta disponibilizada no site do TRE-CE que permite, entre outros serviços, a solicitação do documento que permite a participação nas eleições. Desse total, 33.857 são somente para Fortaleza.

Por meio do Título Net, cidadãs e cidadãos podem realizar as seguintes solicitações:

- alistamento (primeiro título);
- mudança de município (transferência);
- alteração de dados pessoais, de local de votação na mesma cidade e regularização de inscrição cancelada (revisão).
- Assim, todos os serviços ofertados em atendimento presencial podem ser realizados de forma online.

Em fevereiro deste ano, o Tribunal Regional no Ceará registrou 13.142 solicitações de títulos por adolescentes de 16 anos e 31.878 por jovens de 17 anos.

Prazo termina em um mês

O TRE-CE informou que a contar da próxima segunda-feira (4), vai faltar apenas um mês para o fechamento do cadastro eleitoral, medida preparatória para as Eleições Gerais deste ano.

Quem precisar regularizar a situação eleitoral tem até o dia 4 de maio para realizar o autoatendimento, através da ferramenta Título Net, no site do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), ou através de atendimento presencial.

Este se dá somente por agendamento, que pode ser feito também no site do TRE ou através do Disque Eleitor pelo telefone 148.

Como solicitar o título pela internet

Para realizar o atendimento remoto, é necessário acessar o Sistema Título Net, preencher o formulário com suas informações e anexar os documentos solicitados. Após o preenchimento, é gerado protocolo para acompanhamento.

Na sequência, os dados são enviados imediatamente para a Zona Eleitoral correspondente e, caso estejam todos corretos, após verificação pela equipe do cartório, as informações são encaminhadas para o TSE para validação.

O TRE ressalta que havendo necessidade de ajustes nos dados, o cartório eleitoral entrará em contato por e-mail ou WhatsApp, preferencialmente, para a complementação. Por isso, o Tribunal reforça a importância do preenchimento correto das informações solicitadas no requerimento para agilizar o atendimento

Para acompanhar o andamento da solicitação, basta acessar a página do Título Net, no portal do TRE-CE. É possível também solucionar dúvidas sobre o requerimento, ligando para o Disque Eleitor 148, das 7h às 14h, de segunda a sexta.

Atendimento presencial

A população também tem a possibilidade de ser atendida presencialmente em uma unidade da Justiça Eleitoral. O atendimento ocorre mediante agendamento, que pode ser realizado através do número 148, de segunda a sexta-feira, das 7h às 14h, ou no site do TRE-CE.

Destaca-se que não é permitido o atendimento nem o acesso às unidades da Justiça Eleitoral de pessoas que não estejam utilizando a máscara cobrindo a boca e o nariz, simultaneamente, bem como que apresentem sintomas gripais. Também é necessária a apresentação de passaporte sanitário.

G1 CE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.