Questão da 2ª aplicação do ENEM trouxe Sobral como tema


Mais de 300 mil candidatos fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 em uma nova aplicação, neste domingo (9). A nova rodada é destinada a quem estava inscrito no Enem regular, mas teve a aplicação prejudicada de alguma forma, e às pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). A reaplicação segue no próximo domingo (16).

Entre as 45 questões da prova Ciências Humanas e suas Tecnologias que os vestibulando fizeram neste domingo, estava uma na qual o tema foi a História de Sobral e o seu Patrimônio Histórico-Arquitetônico.
_________________________________

Veja:

Q. 81 (ENEM/2021 - 2ª aplicação - PROVA AMARELA) Foi no século XVIII, nas terras de uma fazenda, que surgiu a Vila Distinta e Real de Sobral. O desenvolvimento da localidade se deu por estar próxima ao Rio Acaraú, que ligava os estados de Pernambuco, Piauí e Maranhão. O tombamento de Sobral trouxe, ainda, como peculiaridade no Ceará, o envolvimento dos moradores. Quem passa pela cidade pode ver construções que trazem os estilos coloniais, ecléticos, art déco e vernaculares.

No interior do Ceará, município de Sobral guarda a arte colonial brasileira. Disponível em:http://portal.iphan.gov.br.Acesso em: 14 de julho de 2015 (adaptado)

A condição atribuída ao complexo arquitetônico da cidade, conforme mencionada no texto, proporcionou a

A) harmonização de espaços sociais.

B) valorização de reservas ecológicas.

C) ampliação de conjuntos residenciais.

D) manutenção de comunidades de pescadores.

E) preservação de artefatos de memória.

Qual a Resposta?

A ocupação e a evolução histórica da hoje cidade de Sobral no noroeste do Ceará - originalmente iniciada com a fundação da Fazenda Caiçara por volta de 1740, é um exemplo da permanência de uma cultura material através do seus registros arquitetônicos coloniais também adentrando no período monárquico.

O conjunto arquitetônico e urbanístico de Sobral, tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1999, consolidou a preservação de casarões, sobrados e monumentos com forte valor atribuído pelos seus moradores que, nessas construções, encontram sua relação com os espaços públicos.

Resposta correta: E

BLOG DO PROFESSOR KLEBER TEIXEIRA

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.