Santa Casa de Sobral realiza I Simpósio da Prematuridade da região norte


Com o objetivo de criar oportunidade de discussão multiprofissional sobre a assistência ao paciente prematuro, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), por meio do Serviço de Neonatologia, realizou nos dias 25 e 26 de novembro o I Simpósio da Prematuridade da Região Norte. Com o tema “Integralidade do Cuidado Multiprofissional com o Prematuro”, o simpósio abordou temas desde o acompanhamento da gestação, passando pelo planejamento do parto, até a estada nas Unidades Neonatais e o seguimento do pequeno paciente até a vida autônoma.

O Simpósio contou com 12 palestras e uma mesa redonda ministradas por profissionais das diversas áreas da saúde como médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, e uma mesa de abertura formada pela direção-geral da instituição e coordenadores do Serviço de Neonatologia. “Pensar esse simpósio aproxima realidades e nos permite melhorarmos cada vez mais o atendimento prestado aos pacientes prematuros da região norte”, aponta Dr. José Ueides Fechine Júnior, coordenador médico assistencial do Serviço de Neonatologia e um dos organizadores do evento.

Para o diretor-geral do Complexo SCMS, Klebson Carvalho Soares, a causa da prematuridade é prioridade na instituição, e a gestão está abertamente comprometida em melhorias que contribuam para o desenvolvimento do serviço. “Somos referência em Neonatologia na região norte do estado do Ceará, pelo amor e cuidados direcionados por nossos profissionais aos pacientes prematuros e suas mães, e realizar essa troca de conhecimentos só nos permite evoluir mais em nossa missão de atender com qualidade, humanização, segura e sustentabilidade”, destaca o diretor-geral.

Homenagem especial

No último dia de evento, a emoção tomou conta do médico neonatologista da Santa Casa, Dr. Pedro Olivar Sousa Magalhães pela homenagem que recebeu da instituição. Um certificado de menção honrosa lhe foi conferido devido ao amor e dedicação na evolução do Serviço de Neonatologia desde 1980. Memória viva do desenvolvimento da especialidade na região norte, Dr. Pedro Olivar sempre buscou e contribui para um atendimento de qualidade e humanizado aos prematuros.

Instituição comemora 10 anos da UTI Neonatal II

Em abril deste ano, a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) II da Santa Casa de Misericórdia de Sobral completou 10 anos de existência. Formada de 10 leitos, um leito extra e um leito de isolamento, a unidade é equipada com um parque tecnológico moderno para prestar uma assistência segura e humanizada ao recém-nascido grave e potencialmente grave. Para celebrar os quase 2 mil neonatos que lutaram bravamente pelas suas vidas na unidade ao longo da década, o simpósio foi encerrado em clima de comemoração dedicada aos 10 anos de histórias, batalhas e desafios enfrentados por profissionais e familiares no local. 

ASCOM ASCOM

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.