Hospital do Coração de Sobral realiza procedimento neurocirúrgico pela primeira vez


O Hospital do Coração de Sobral continua expandindo sua capacidade produtiva e ofertando novas especialidades médicas para atender a demanda de pacientes convênios e particulares. A unidade hospitalar, que já é referência em atendimento cardiológico, passou a disponibilizar em 2020, atendimento ambulatorial, internações e cirurgias em outras especialidades médicas.

Na última quarta-feira (22), mais um procedimento inédito foi realizado na unidade. Trata-se de um procedimento neurocirúrgico realizado em paciente de 78 anos com diagnóstico de Neuralgia do Trigêmeo - um quadro de dor associado a um nervo, o trigêmeo. Tal estrutura é responsável pela sensibilidade da face. Essa é uma doença classificada como uma dor crônica, dificultando a qualidade de vida do paciente e o impedindo de realizar hábitos simples do dia a dia.

De acordo com o neurocirurgião, Dr. Paulo Roberto Lacerda Leal, médico responsável pelo procedimento, a neuralgia pode ser tratada inicialmente com medicamentos, mas em alguns casos essa medicação deixa de surtir efeito ou provoca efeitos colaterais ao paciente sendo necessária a realização de cirurgia.

"Dentre as modalidades cirúrgicas existentes a técnica percutânea ganha destaque por ser menos invasiva e permitir resultados satisfatórios no alívio da dor. A modalidade utilizada neste procedimento foi a técnica de termocoagulação por radiofrequência, na qual, conseguimos realizar uma lesão térmica no nervo trigêmeo, por meio de um eletrodo, introduzido até a base do crânio através de punção pela face do paciente. Tudo foi possível também graças ao arsenal tecnológico que o Hospital do Coração possui", pontua o médico.

Auxiliaram no procedimento, o neurocirurgião Dr. Keven Ferreira da Ponte; o anestesiologista Dr. Auridan Marinho; os enfermeiros e técnicos de enfermagem do serviço de Hemodinâmica do Hospital do Coração de Sobral.

"Esse é mais um procedimento que agrega grande valor a nossa capacidade de resolução das necessidades dos nossos pacientes. Junto com a nossa equipe de neurocirurgia, enfermeiros e técnicos da hemodinâmica realizamos mais um procedimento com sucesso", destacou o diretor técnico do Hospital do Coração de Sobral, Dr. Joaquim David Carneiro Neto. 

ASCOM SCMS

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.