Vacinação contra a Covid-19 no Ceará começará quarta-feira (20); Doses já estão na capital
As vacinas contra covid-19 chegam ao Ceará nesta segunda-feira (18) e começam a ser distribuídas aos municípios no mesmo dia. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou, após reunião virtual na noite deste domingo (17), que prevê a chegada de um primeiro lote com 218 mil doses de CoronaVac até o início da tarde. O planejamento é iniciar a vacinação nos municípios simultaneamente na manhã da quarta-feira (20), de acordo com o cronograma nacional de imunização.
O Governo do Estado traçou oito rotas, numa logística de distribuição por seis vias aéreas e duas terrestres, abrangendo a capital e as Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS), que compreendem os municípios de Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte.
Insumos para a vacinação vem sendo distribuídos pela Sesa desde a semana passada, que vão se somar a 96 volumes (2.880 kg) que serão enviados pelo Ministério da Saúde, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). É o oitavo maior carregamento do Brasil.
Na primeira fase serão vacinadas 109 mil pessoas. A prioridade será para profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 de unidades públicas e privadas, que serão imunizados nos locais onde trabalham, e idosos que residem em asilos.
Em publicação nas redes sociais, o governador Camilo Santana (PT) informou estar indo a São Paulo para encontro do Ministério da Saúde e para acompanhar pessoalmente a liberação do lote de doses para o Ceará. Garantiu, ainda, que o Estado garantiu os insumos necessários para a imunização.
Também pelas redes sociais, o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), afirmou que a capital está com o plano de imunização pronto para iniciar a vacinação nos grupos prioritários.
O OTIMISTA
Publique seu comentário