Saiba quem são os alvos da operação contra fake news


A Polícia Federal cumpriu nesta 4ª feira (27.mai.2020) dezenas de mandados de busca e apreensão em endereços de empresários, congressistas e influenciadores ligados ao bolsonarismo em vários Estados. As ações foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news no STF (Supremo Tribunal Federal).

Foram 29 mandados no Distrito Federal, no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Mato Grosso, no Paraná e em Santa Catarina. Após a operação, Moraes determinou a quebra de sigilo bancário e fiscal de 4 empresários suspeitos de financiar fake news.

A investigação tenta encontrar pagamentos por ataques coordenados ao STF. Caso encontre, servirá para contrapor argumentos de que a Corte faz perseguição política ou atua contra a liberdade de expressão.

Ao todo, a PF mirou 6 deputados federais e 2 estaduais, todos do PSL, 6 empresários, 8 influenciadores pró-Bolsonaro e 2 assessores da Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). O ex-deputado Roberto Jefferson, aliado de Bolsonaro, também foi alvo. Eis o infográfico detalhando todos os alvos do inquérito:



IGHOR NÓBREGA / PODER 360

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.