Camilo Santana prorroga isolamento no Ceará por mais 15 dias


O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), prorrogou neste domingo (19.abr.2020) por mais 15 dias o decreto de medidas restritivas e de isolamento social no Estado para o enfrentamento da covid-19 –doença causada pelo novo coronavírus. Eis a íntegra do documento (682 KB).

“Informo aos cearenses que estou prorrogando por mais 15 dias o decreto que trata do enfrentamento ao coronavírus no Ceará, mantendo as restrições dos decretos anteriores, e reforçando medidas de proteção nos serviços essenciais, como bancos, lotéricas, supermercados e farmácias”, disse no Twitter.

“Essa é uma crise que afeta o mundo inteiro. Essa decisão de renovação do decreto estadual foi tomada na certeza de que busca, em primeiro lugar, proteger a vida dos cearenses, o bem mais precioso”, afirmou.

De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, o Ceará é o 3º Estado com mais casos de covid-19 no país, são 3.252 diagnósticos da doença confirmados e 183 mortes registradas.  No Brasil, já são 38.654 casos e 2.462 óbitos.

Pelo decreto, funcionários de serviços essenciais devem fazer uso obrigatório de máscaras. Também é recomendado esse uso da máscara a todas as pessoas que precisem sair de casa.

O governador disse compreender os “transtornos” causados pelas medidas restritivas, mas reforças que as determinações são dadas com base em orientações de especialistas em saúde e de entidades, como OMS (Organização Mundial da Saúde).

“Compreendo os transtornos que causam algumas medidas, mas são tomadas com base na orientação dos especialistas em saúde e de entidades como OMS, que indicam o distanciamento social como a medida mais eficaz para diminuir a velocidade da contaminação do coronavírus que ameaça o colapso do sistema de saúde”, disse.

“Continuamos com ações de ampliação da rede de saúde publica, de mais proteção social para famílias vulneráveis, além de formas de minimizar os impactos econômicos para a nossa população, inclusive mantendo diálogo com o setor produtivo”, afirmou.

Eis as publicações do governador.



SABRINA FREIRE / PODER 360

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.