Emergência da Santa Casa de Sobral realizou mais de 500 atendimentos durante o Carnaval


A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) realizou, de 22 a 26 de fevereiro, 502 atendimentos de emergência. Acidentes de carro e moto, queda e agressão física foram as causas mais comuns de chegadas de pacientes ao hospital, destes, 46,2% oriundos do município de Sobral, o qual registrou 232 atendimentos. O serviço atendeu uma média de 100 pacientes por dia, durante o período de carnaval até a quarta-feira (26/02).

Em datas comemorativas e/ou em período de férias, nas quais a tendência é de atendimentos e internações acima da capacidade, a emergência da Santa Casa prepara-se com antecedência visando o melhor e mais rápido atendimento de urgência com equipes reforçadas e abastecimento de insumos e medicamentos. 

Referência

Por ser referência em traumato-ortopedia na Região Norte, pacientes dos 55 municípios procuram atendimento na Santa Casa de Sobral. Em 2019, o Hospital contabilizou 37.892 atendimentos de emergência. Para atender com agilidade e qualidade, os pacientes atendidos na SCMS passam pelo Acolhimento com Classificação de Risco. Para isso e com o intuito de diminuir a fila e o tempo de espera dos pacientes graves, o Hospital implantou o Protocolo Manchester. Entre os objetivos do sistema de Manchester está identificar rapidamente pacientes em risco de morte e a prioridade clínica de forma objetiva e sistematizada, de acordo com cores.

“O paciente é identificado por meio de pulseiras de cinco cores diferentes, cada uma representando o nível de atenção requerida. A partir do momento que é identificado os sintomas dos pacientes, aponta-se a necessidade de atendimento de acordo com o grau de gravidade”, explicou o coordenador médico do serviço de Emergência da SCMS, Dr. Mauro Rios.

ASCOM SANTA CASA DE SOBRAL / FOTO: LUIS QUEIROZ

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.