Estudantes da rede pública municipal de Sobral conquistam 182 medalhas na 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia


Estudantes de 25 escolas municipais de Sobral participaram da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Foram conquistadas 182 medalhas pelos estudantes, sendo 67 de ouro, 47 de prata e 68 de bronze. O objetivo da competição é despertar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promovendo a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

A Escola Vicente Antenor Ferreira Gomes foi a maior ganhadora de medalhas com 28 medalhas de ouro e 9 de bronze, totalizando 37; seguida pela Escola Antônio Custódio de Almeida Azevedo com 20 medalhas de ouro e uma de bronze; pela Escola José Inácio Gomes Parente com 10 medalhas de ouro, 3 de prata e 2 de bronze, totalizando 15 medalhas; e pela Escola Professora Maria José Santos com 31 medalhas (3 de ouro, 16 de prata e 12 de bronze).

A OBA acontece em única fase, dividida em quatro níveis: três para os alunos do ensino fundamental e um para os estudantes do ensino médio. A prova conta com dez questões, sendo sete de Astronomia e três de Astronáutica, e foi realizada simultaneamente em todas as escolas participantes no dia 17 de maio.

A OBA e a MOBFOG são realizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da Financiadora de Estudos e Projetos, órgãos vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, e também com patrocínio da Universidade Paulista.

ASCOM PMS

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.