Campanha de Doação de Sangue será promovida pelo Hospital Regional Norte amanhã (13)


Solidariedade e desejo de salvar vidas impulsionam as Campanhas de Doação de Sangue do Hospital Regional Norte (HRN), do Governo do Estado, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). A ação ocorre com o apoio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Além de colaboradores do HRN, toda a população de Sobral também é convidada a participar da campanha. A mobilização ocorrerá nesta quarta-feira, 13, no ambulatório do HRN, das 8 às 18 horas. A expectativa é superar 100 bolsas de sangue.

A ação social ocorre há seis anos no Hospital Regional Norte com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância de doar sangue e salvar vidas. A campanha é realizada no hospital três vezes ao ano (fevereiro, junho e novembro). Novembro é mês de comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que é celebrado no dia 25. “Nós acreditamos na responsabilidade social, no compromisso de salvar vidas”, ressalta Iara Pinto, coordenadora do Serviço Social do HRN.

Para doar sangue, é necessário estar saudável, apresentar documento oficial de identidade com foto, pesar acima de 50 kg, estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos 4h antes da doação), ter entre 16 e 69 anos e estar descansado (ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h).

Seja um doador de sangue

Uma doação de sangue é possível beneficiar até quatro pessoas, pois o sangue é dividido em diferentes componentes como: hemácias, plaquetas, plasma e outros. O intervalo de doação para homens é de dois meses (máximo de quatro doações em um ano) e para mulheres é de três meses (máximo de três doações no período de um ano).

Não pode doar sangue quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

TERESA FERNANDES / ASCOM HRN

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.