Vídeo mostra explosão de caça da Marinha do Brasil no RJ; piloto escapou


Um caça A-4 da Marinha pegou fogo na manhã desta segunda-feira (21) na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio. A Marinha do Brasil informou ao G1 que o piloto não sofreu ferimentos e passa bem.

Ainda segundo a Marinha, uma aeronave do 1º Esquadrão de Interceptação e Ataque teve uma avaria e excedeu a pista de pouso durante procedimento de decolagem.

A Marinha informou que iniciou a investigação da ocorrência aeronáutica, que deverá apresentar os resultados apurados em 180 dias.

Testemunhas registraram o momento em que a aeronave explodiu. As imagens, que circulam pelas redes sociais, mostram que, momentos antes, um veículo já tentava combater as chamas. O G1 entrou em contato com a Marinha, que não se manifestou sobre as imagens divulgadas na internet.

Um outro acidente envolvendo um caça da Marinha ocorreu em 2016, em Saquarema, também na Região dos Lagos do Rio. Mas, na ocasião, houve uma colisão aérea entre duas aeronaves durante um treinamento e apenas uma retornou à base em São Pedro da Aldeia. O piloto disse não ter visto se o colega da aeronave que caiu conseguiu ejetar antes. Um ano depois, a Marinha confirmou oficialmente a morte do Capitão de Corveta Igor Simões Bastos, que era dado como desaparecido.

A aeronave envolvida no acidente desta segunda apareceu no Bom Dia Sábado do dia 15 de junho, no quadro "Vai Encarar". O repórter da Inter TV, Gustavo Garcia, registrou o voo do A-4, chamado no Brasil de AF-1, de um outro caça durante um sobrevoo pela Região dos Lagos.

O caça A-4 foi comprado pela Marinha do Brasil na década de 1990, do Kuwait, junto a outras 22 aeronaves. Elas foram, inclusive, utilizadas na Guerra do Golfo.

Este modelo de aeronave também foi utilizado em diversas missões pelos Estados Unidos e pela Argentina na Guerra das Malvinas.

O modelo é sempre lembrado na aviação por aparecer também no filme "Top Gun", simulando os "Migs" russos, sendo pilotado pelos personagens Viper e Jester.

No filme, inclusive, a única derrota de Maverick, vivido por Tom Cruise, na escola de aviação de elite, acontece para Jester em um A-4 Skyhawk.

G1 / RJ

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.