Sobral recebe palestra sobre importância da comercialização de alimentos seguros


Orientar os consumidores, produtores e comerciantes acerca da importância da comercialização de alimentos seguros para preservar a saúde dos consumidores. Este é o objetivo de mais uma palestra do Programa de Proteção e Defesa dos Consumidores de Produtos de Origem Animal (Propoa), iniciativa do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) do Ministério Público do Ceará (MPCE). O evento, que ocorre no Centro de Convenções de Sobral, será na próxima terça-feira (22/10), a partir das 15h, e é aberto ao público ao geral.

A palestra será ministrada pelo médico veterinário Marcondes Chaves Gomes, integrante da Comissão da Vigilância Sanitária do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV). A importância da qualidade e inspeção sanitária dos produtos de origem animal, a legislação, a responsabilidade do produtor e do consumidor e a importância da aprovação e instalação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para produtos de origem animal serão temas tratados durante o encontro.

A equipe do Decon também estará presente dando dicas para os consumidores sobre como armazenar e transportar esses produtos durante a compra e orientando consumidores e fornecedores sobre a importância do consumo saudável dos produtos de origem animal e os riscos de consumir um produto inadequado.

Sobre o projeto

O Propoa foi criado em 2018 por meio de parceria entre o Decon, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará (Seapa), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adragri) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Ceará (CRMV-CE). O programa, que tem viés educativo, visa à integridade da saúde da população e a diminuição da incidência de produtos de origem animal clandestinos no Ceará.

Até o momento, o projeto já realizou 29 palestras na Capital cearense e no interior do Estado, contando com a participação de mais de 1.600 pessoas. O Propoa também já orientou diversos municípios sobre a importância da implementação do Selo de Inspeção Municipal (SIM), que atesta a segurança e respalda a qualidade dos produtos.

SERVIÇO
Palestra do Propoa em Sobral
Data: 22 de outubro de 2019 (terça-feira)
Horário: a partir das 15h
Local: Centro de Convenções de Sobral (Avenida Dr. Arimatéia Monte e Silva, nº 300 – bairro Campos dos Velhos, Sobral, Ceará)

ASCOM MP/CE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.