Prefeito de Sobral participa do 6º Fórum Lide de Educação em SP


A sexta edição do Fórum Lide de Educação, em São Paulo, reúne o governador do Ceará, Camilo Santana, e o prefeito de Sobral, Ivo Gomes. O evento acontece em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), em 5 de novembro, das 14h às 18h30, no hotel Hilton Morumbi. Os gestores participam da discussão e as localidades serão premiadas.

O encontro é dividido em painéis que visa discutir os problemas, destacar situações bem sucedidas e, ainda, apontar soluções para beneficiar a educação no país. O fórum tem curadoria da presidente do IAS, Viviane Senna, e do presidente do Lide Educação, Mario Anseloni.

O economista e acadêmico Ricardo Paes de Barros, do IAS, fará um “Diagnóstico da Ineficiência do Brasil”. Ele debate o assunto com o ex-ministro da Educação e consultor da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), José Mendonça Bezerra Filho.

Em seguida, Camilo Santana apresenta “O Brasil precisa aprender com o Brasil” para explicar como o estado distribui o ICMS entre os municípios e contribui para o desempenho dos alunos da rede básica. O economista e ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, integra o debate.

A discussão do fórum prevê ainda a apresentação de propostas para solucionar os problemas e a edição de uma carta legado com o objetivo de compartilhar caminhos a serem seguidos por gestores públicos para alcançar a excelência na educação.

Prêmio

Camilo Santana, Ivo Gomes e os prefeitos de Cocal dos Alves (PI), Osmar Vieira, e de Teresina (PI), Firmino Filho, receberão o 6º Prêmio Lide de Educação. Os gestores vão representar ações locais consideradas exemplos no setor.

O Ceará é reconhecido por conectar os resultados da educação pública com o formato interno de distribuição de impostos. Os municípios com melhor avaliação educacional têm maior repasse de ICMS, enquanto que as cidades com pior avaliação recebem menos.

Já Sobral é apontada como a capital nacional da alfabetização, após ter 87% dos alunos com atraso escolar em 1996. Em pouco mais de uma década, a cidade saiu da 1.366º colocação para a primeira no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Lide no Brasil e no mundo
Atualmente, o Lide conta com 1,7 mil empresas filiadas e 40 unidades nacionais, regionais e internacionais. No Brasil, são 20 unidades distribuídas nas regiões do Amazonas, Bahia, Brasília (DF), Campinas (SP), Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São José do Rio Preto (SP), Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Vale do Paraíba (SP). No exterior, o Lide está presente em 20 países ou regiões: Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, China, Colômbia, Espanha, Florida, Itália, Marrocos, Moçambique, Mônaco, Oriente Médio (Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã) Paraguai, Portugal e Uruguai, além das unidades em constituição no México e no Peru.

ALAN CRUZ / GRUPO DORIA

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.