IFCE Sobral promove X Semana da Alimentação


O campus de Sobral do IFCE realizará, entre os dias 9 e 11 de outubro, a X Semana da Alimentação, com o tema "Agricultura Orgânica e Familiar: realidade e desafios". Além de palestras, a programação inclui a I Feira da Agroindústria, a II Mostra de Produtos para Restrições Alimentares (Mostrali) e minicursos. As inscrições estão abertas a partir do dia 30 de setembro, por meio de formulário eletrônico. 

Estima-se que cerca de 70% da comida que chega às mesas das nossas casas é proveniente da agricultura familiar. Essa modalidade de agricultura tem relação direta com a segurança alimentar e nutricional da população brasileira. Além disso, impulsiona economias locais e contribui para o desenvolvimento rural sustentável ao estabelecer uma relação íntima e vínculos duradouros da família com seu ambiente de moradia e produção. Entre os temas das palestras estão "Certificação de Produtos Orgânicos no Estado do Ceará", "Alimentos Regionais: aplicação em uma alimentação saudável" e "A Panificação e as Dietas com Restrições Alimentares", entre outros.

O evento tem como objetivo apresentar aos estudantes da área de Alimentos os desafios atuais encontrados na produção e serviços de alimentação da Região Norte, agregando valor à sua formação e ampliando sua visão em torno da área de atuação profissional, podendo também atender estudantes de outros cursos, campi e instituições e ainda pessoas da comunidade que se interessem pelas propostas e atividades oferecidas. A realização é do Centro Acadêmico da Tecnologia em Alimentos (CATALI), com apoio das coordenações dos cursos do Eixo de Produção Alimentícia, formado pelos cursos de Tecnologia em Alimentos, Técnico em Agroindústria e Técnico em Panificação.

II Mostrali

Como parte da programação do evento, haverá a II Mostra de Produtos para Restrições Alimentares (Mostrali), na noite do dia 9 de outubro, de 19h30 às 21h30, no pátio do Bloco de Alimentos.

A iniciativa é da disciplina de Restrições Alimentares. Estudantes dos cursos de Tecnologia em Alimentos e Técnico em Panificação vão apresentar, às comunidades interna e externa, alternativas de produtos para pessoas com restrições alimentares, aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os alunos serão avaliados pelos professores e pela comunidade quanto ao potencial de consumo dos alimentos elaborados.

Os produtos apresentados serão para pessoas com diabetes, intolerância a glúten, intolerância à lactose, obesidade e hipertensão. Quem quiser participar é só comparecer ao local do evento, não há inscrição.

Confira a prévia da programação do evento 

SERVIÇO
X Semana da Alimentação
Quando: 9 e 11 de outubro
Onde: IFCE Sobral
Inscrições: através de formulário eletrônico

TIAGO BRAGA  / ASCOM IFCE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.