Santa Casa de Sobral capacita seus profissionais e proporciona serviço diferenciado à população


Com objetivo de capacitar seus profissionais, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral oferece cursos de diferentes modalidades (ACLS e ALSO) para médicos, enfermeiros e residentes médicos para proporcionar melhores condições de assistência aos pacientes. O ACLS – Advanced Cardiac Life Support (Suporte Avançado de Vida em Cardiologia) acontecerá em duas turmas entre os dias 7 e 8 / 21 e 22 de setembro. O ALSO – Advanced Life Support in Obstetrics (Suporte Avançado em Obstetrícia) acontecerá nos dias 9 e 10 de novembro.

De acordo com o diretor técnico da Santa Casa, Dr. Sávio Arcanjo, uma das preocupações da gestão é valorizar a formação/qualificação dos profissionais: “Temos que nos preocupar e valorizar a qualificação profissional dos nossos colaboradores e, nesse ângulo de abordagem, nos preocupar e proporcionar uma qualificação do nível dos nossos médicos, enfermeiros e residentes. Então estamos disponibilizando esses cursos”, enfatiza.

ACLS

O curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia segue um protocolo internacional (American Heart Association) e proporciona à médicos, enfermeiros e residentes, um aprendizado que colabora com a identificação rápida de paradas cardíacas ou outras emergências/urgências cardiovasculares em adultos.

Segundo o coordenador médico da emergência, Dr. Mauro Rios, esse curso é fundamental para ser um bom emergencista: “O ACLS orienta e treina os socorristas médicos, enfermeiros e residentes a identificarem prontamente uma parada cardíaca e, reanimar o paciente da melhor forma possível; trazer de volta o paciente à vida com profissionalismo”, enfatiza o médico.

ALSO

O curso de Suporte Avançado em Obstetrícia tem o objetivo de melhorar o desempenho do atendimento, treinar e qualificar a equipe profissional da maternidade: médicos, enfermeiros e residentes, principalmente do Centro de Parto Normal, para as diversas situações de urgência e emergência, adotando a padronização técnica de intervenções e procedimentos para aprimorar o desempenho teórico e prático da equipe assistencial.

A coordenadora médica da maternidade, Dra. Liana Rocha, garante que o curso é um ganho para a equipe de obstetras, de enfermagem e para a residência médica ao fortalecer o ensino e aprimorar práticas já realizadas no serviço em prol, principalmente, do bem-estar e da qualidade do atendimento aos pacientes. Michelle Prudêncio, coordenadora de enfermagem da maternidade, ressalta a importância do curso para a melhoria na assistência ao parto: “Tendo em vista que a Santa Casa é referência em alto risco para a região, o curso proporciona capacitação para a redução de danos às mães e aos bebês e, prestação de um serviço de qualidade”.

OUTROS CURSOS

Este ano ainda serão oferecidos na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, o ATLS (Advanced Trauma Life Support) que possui foco em traumas, e a capacitação em Protocolo de Manchester que se destina a realizar a classificação de risco dos paciente de acordo com critérios adotados internacionalmente.

ASCOM SANTA CASA DE SOBRAL

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.