Navio humanitário resgata 81 pessoas em águas líbias e já navega com 251 migrantes


O navio humanitário Ocean Viking, da ONG SOS Méditerrannée, resgatou neste domingo (11) 81 pessoas em sua terceira operação de socorro. Após três dias patrulhando águas líbias, já navega com 251 migrantes, comprovou a AFP, presente a bordo.

Um bote de borracha azul transportava dezenas de homens, a maioria sudaneses, que zarparam da Líbia na noite de sábado (10) e aplaudiram o navio humanitário quando o viram chegar.

O Ocean Viking segue patrulhando águas internacionais a menos de 100km de Trípoli.

"Estamos sozinhos na área, os guarda-costas líbios não respondem", informou à AFP o coordenador das operações de busca e resgate da SOS Méditerrannée, Nicholas Romaniuk.

Quase dois terços das pessoas resgatadas pela embarcação nos últimos três dias são de nacionalidade sudanesa. Um total de 81% delas têm entre 18 e 34 anos, e 17% são menores de idade.

O Ocean Viking é sucessor do Aquarius e navega com bandeira norueguesa. Depois de quase três anos no mar, o Aquarius, que resgatou 30 mil migrantes, teve que cessar suas atividades em dezembro de 2018, depois de ter sido privado de sua bandeira de Gibraltar e depois do Panamá.

O Ocean Viking, de 69 metros de comprimento, foi construído em 1986 para a assistência a plataformas de petróleo. Mais de trinta pessoas estão a bordo. A capacidade de recepção não foi especificada. Cada dia no mar custa 14 mil euros, segundo a ONG, que pede doações.

AFP

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.