Estudantes fazem protesto contra novo reitor da UFC

Estudantes fazem ato na UFC(Foto: Marcela Tosi/Especial para O POVO)
Grupo de aproximadamente 150 estudantes, professores e servidores da Universidade Federal do Ceará (UFC) se manifesta na manhã desta sexta-feira, 23, no jardim da Reitoria da instituição contra o novo reitor e ex-diretor da Faculdade de Direito, Cândido Albuquerque. Em assembleia geral realizada na noite de quinta-feira, 22, os alunos decidiram protestar impedindo a entrada do recém-nomeado reitor no prédio da Universidade. Eles também pretendem impedir o fluxo de veículos no cruzamento das avenidas da Universidade e 13 de maio. Poucas horas antes da reunião dos discentes,Cândido Albuquerque tomava posse, em cerimônia na sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília.

O novo ato, programado para esta manhã, começou por volta de 7 horas. Os estudantes pedem que as decisões vitoriosas da consulta pública na universidade e do Consuni sejam respeitadas. O grupo de manifestantes está concentrado na entrada da UFC, próximo à rua Nossa Senhora dos Remédios, aguardando a chegada do novo reitor. Os estudantes trancaram com correntes e cadeados os portões da Reitoria.

Estudantes alegam que cartazes de protestos foram arrancados
Estudantes alegam que cartazes de protestos foram arrancados (Foto: Marcela Tosi/Especial para O POVO)
A nomeação de Cândido Albuquerque pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) trouxe uma onda de protestos. O ex-diretor da Faculdade de Direito foi o menos votado na consulta pública na universidade. Na disputa, Custódio Almeida, atual vice-reitor, recebeu 7.772 votos, ficando na primeira colocação. Albuquerque recebeu 610. Na lista tríplice formulada pelo Conselho Universitário (Consuni), Albuquerque foi o segundo colocado, com 9 votos. Almeida foi novamente primeiro, com 25 votos.

Ainda na quarta-feira, 21, professores, servidores e estudantes realizaram um ato no entorno da UFC

Com informações da repórter Marcela Tosi

Mais informações em instantes

O POVO ONLINE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.