Programa de idiomas da UFC é afetado por cortes do MEC


A Coordenação-Geral do Idiomas sem Fronteiras na Universidade Federal do Ceará (ISF-UFC) anunciou que as bolsas da formação em inglês foram suspensas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Para manter as atividades no próximo semestre, a instituição decidiu realocar bolsas da Pró-Reitoria de Assuntos Internacionais (PROINTER), mas as turmas serão reduzidas.

Com a suspensão, os dois coordenadores pedagógicos e a coordenadora-geral tiveram as bolsas suspensas a partir de maio e os 11 professores, estudantes das Licenciaturas em Inglês, terão as bolsas canceladas ao término dos cursos em andamento, em 29 de junho de 2019.

A coordenadora-geral do ISF na UFC, Vládia Borges, lamenta a redução a ser aplicada no número de turmas, mas reforça que o mais importante é a manutenção do programa. “O ISF foi muito bem aceito pela comunidade, uma vez que possibilitou aos servidores e estudantes da UFC o desenvolvimento de competência acadêmica em diversas línguas estrangeiras e, aos estrangeiros, o desenvolvimento de competência acadêmica em português, contribuindo no processo de internacionalização de nossa UFC”, destaca.

A UFC, além de participar do Programa Nacional Idiomas sem Fronteiras, aprovou no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) o Programa Institucional Idiomas sem Fronteiras na UFC, vinculado à PROINTER. Por meio dele, docentes e estudantes das Licenciaturas em Letras da UFC recebem bolsas para atuar como coordenadores e professores nos Núcleos das Línguas Alemão, Espanhol, Francês, Italiano e Português Língua Estrangeira. Somente o Núcleo Inglês não recebia bolsas da pró-reitoria, pelo fato de que contava com aquelas ofertadas pela CAPES.

Com a suspensão do benefício pela CAPES, algumas bolsas da PROINTER que não foram utilizadas pelos núcleos do ISF ou por outros programas da pró-reitoria, como o Projeto de Apoio ao Intercambista (PAI), serão realocadas para o ISF de modo a manter o Núcleo de Inglês.

C NEWS

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.