Encontro internacional do Centenário do Eclipse é realizado em Sobral


Os sobralenses comemoraram ontem (29) os 100 de comprovação da Teoria Geral da Relatividade de Einstein. Pela manhã, com a presença de grande público, o prefeito Ivo Gomes, juntamente com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e o governador Camilo Santana, fez a abertura do Encontro Internacional do Centenário do Eclipse de Sobral, no Centro de Convenções. Na ocasião houve o lançamento pelos Correios do Selo Comemorativo do Centenário, ilustrado com fotos da época.

Um dos momentos aguardados foi a realização de videoconferência entre autoridades locais e da Ilha do Príncipe (na África), onde, há 100 anos, o eclipse não pôde ser observado com perfeição, por conta do tempo desfavorável. Na videoconferência as autoridades ressaltaram que os 100 anos de comprovação da Teoria da Relatividade unem, decisivamente, Sobral e Ilha do Príncipe como pontos históricos que ajudaram na prosperidade da ciência.



Durante o evento, o prefeito Ivo Gomes destacou especialmente os avanços na área da educação em Sobral. Ele reforçou a importância de investimentos permanentes e compromisso nessa área e também em ciência e tecnologia. 

No período da tarde desta quarta, a Global Opera in Science subiu ao palco do Theatro São João, também em Sobral. A apresentação foi transmitida simultaneamente em Campos dos Goytacazes (RJ), Portugal, Ilha do Príncipe e Noruega.

Já à noite, o Museu do Eclipse reabriu as suas portas para milhares de pessoas que estavam na Praça do Patrocínio, após ter passado por reforma completa. A solenidade de reinauguração contou com as presenças do prefeito Ivo Gomes e da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.