Cearenses ganham desafio e recebem prêmio de US$ 50 mil


Um grupo de jovens empreendedores de Fortaleza foi o grande vencedor de um prêmio de inovação realizado pela Nestlé Brasil, em São Paulo, que teve como tema: "Iniciativas para a substituição de canudos de plástico". O objetivo era repensar o papel dos canudos de plásticos sem comprometer o consumo das bebidas. O projeto dos cearenses estava entre 72 inscritos, sendo que 90% foram desenvolvidos por empreendedores brasileiros.

O projeto vencedor foi idealizado pelos cearenses Ana Ivna Alves Milério, Leonardo Holanda Lima e Mateus Titara que atuam na área de engenharia ambiental, arquitetura e sustentabilidade. O grupo recebeu um prêmio único de US$ 50 mil para a implantação de um piloto em conjunto com a empresa: um protótipo de caixinha de achocolatado com um canudo acoplado para dobrar, feito do mesmo material da embalagem atual do produto. A ideia é que a caixinha do achocolatado venha com lacre que, ao ser retirado, libera o canudo na dobradura.

Os oito projetos finalistas foram avaliados por um comitê de especialistas de mercado e executivos. "O desafio foi um movimento inicial para nos aproximarmos dessa comunidade de inovação de forma mais consistente para estimular soluções fora da caixa", comentou o CEO da empresa, Marcelo Melchior.

O protótipo do canudo acoplado trouxe uma solução que utiliza um único material, reciclável e que não interfere na composição do produto. "Eles tiveram espírito empreendedor e, ao mesmo tempo, o prêmio do desafio será importante para fazer o negócio acontecer", comenta a diretora de Transformação Digital, Carolina Sevciuc.

"A tecnologia permite a conservação do líquido, com barreira contra microorganismos, a produção em escala e com variedade de embalagens", explicou Leonardo Holanda Lima, um dos idealizadores do projeto. "É uma grande emoção ganhar esse prêmio, porque reforça a necessidade de agregar conhecimentos para modificar o cenário de sustentabilidade no Brasil e provocar uma mudança de consciência das pessoas", complementa Ana Ivna.

C NEWS

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.