Como os líderes de partidos na Câmara avaliam a reforma da Previdência


Os conflitos envolvendo a reforma da Previdência do governo de Jair Bolsonaro têm tomado conta dos debates e embates nos corredores do Congresso Nacional.

Só nesta quarta-feira (26), o ministro da Economia, Paulo Guedes, adiou sua ida à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Onyx Lorenzoni e Joice Hasselmann foram escalados para uma ofensiva com os parlamentares, e o mercado financeiro teve um dia volátil, acompanhando o vaivém do noticiário político.

Até agora, não há uma definição sobre quantos deputados irão votar a favor ou contra a proposta do governo. Nessa semana, o vice-líder da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira, afirmou que o governo não tem nem 50 votos a favor.

Um novo levantamento elaborado pelo Ranking dos Político, obtido com antecipação por EXAME, mostra que a disputa entre os partidos deve ser acirrada. A consultoria entrou em contato com os líderes dos 26 partidos da Câmara dos Deputados sobre a posição em relação à reforma.

De acordo com os dados, por enquanto, a maioria vai votar a favor da reforma da previdência. No entanto, a expectativa é que o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e as alterações na aposentadoria rural sejam excluídas do texto da reforma.

Dentre os principais líderes partidários, o bloco da oposição (PT, PSOL, PCdoB e PDT) é o que, por enquanto, votará contra a reforma.

De acordo com os dados do Ranking, o líder do PSL, Delegado Waldir, está indeciso — principalmente por conta da proposta para mudanças na aposentadoria dos militares. É importante ressaltar que, nem sempre, a posição dos líderes partidários reflete a votação dos parlamentares de seu partido.

“Nem o PSL está convencido da reforma. Isso eu já falei. Quando chegou a reforma da previdência, eu fui o primeiro a questionar que veio um abacaxi aqui e até agora a faca não chegou aqui não. Não vamos abrir esse abacaxi no dente”, disse o delegado nesta segunda-feira (25).

Veja a seguir como declararam que devem votar os líderes dos partidos:

PARTIDOUFDEPUTADOVOTO
PTRSPAULO PIMENTACONTRA
PSBPETADEU ALENCARA FAVOR
PRBRRJHONATAN DE JESUSA FAVOR
SDPEAUGUSTO COUTINHOA FAVOR
PSOLSPIVAN VALENTECONTRA
PCdoBBADANIEL ALMEIDACONTRA
PPSPEDANIEL COELHOA FAVOR
NOVORSMARCEL VAN HATTEMA FAVOR
PATRIOTAMGFRED COSTAINDECISO
PRPGOALCIDES RODRIGUESINDECISO
REDERRJOENIA WAPICHANAINDECISO
PPLBAULDURICO JUNIORINDECISO
PSLGODELEGADO WALDIRINDECISO
PRPBWELLINGTON ROBERTOA FAVOR
PPALARTHUR LIRAA FAVOR
PSDPEANDRÉ DE PAULAA FAVOR
MDBSPBALEIA ROSSIA FAVOR
PSDBSPCARLOS SAMPAIOA FAVOR
PDTCEANDRÉ FIGUEIREDOCONTRA
DEMBAELMAR NASCIMENTOA FAVOR
PODEBAJOSÉ NELTOA FAVOR
PTBMAPEDRO LUCAS FERNANDESA FAVOR
PROSPRTONINHO WANDSCHEERA FAVOR
PSCPEANDRÉ FERREIRAINDECISO
PVPRLEANDREINDECISO
PMNMAEDUARDO BRAIDEINDECISO

EXAME.COM

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.