Eleições: saiba quanto ganha e quais os benefícios recebidos pelo presidente da República

Divulgação
Chefe do Poder Executivo nacional, o presidente da República é o cargo mais importante da política brasileira. No entanto, está longe de ter o salário mais alto dos órgãos públicos do País.

O salário de Michel Temer (MDB) como presidente não ultrapassa os R$ 30,9 mil. Os mesmos valores recebem o vice-presidente, os ministros e secretários de governo.
 
Esse valor ainda pode ser menor caso o Senado aprove projeto encaminhado pela ex-presidente Dilma Rouseff, em que são reduzidos os dividendos em 10%. Isso faria com que os principais cargos do executivo nacional passem a receber R$ 27,8 mil.
 
Benefício garantido ao presidente é a moradia em um dos palácios em Brasília. As casas presidenciais podem ser o Palácio da Alvorada e a Granja do Torto. Quem não exerceu esse privilégio foi o atual presidente Michel Temer, que permanece morando no Palácio do Jaburu, residência oficial para os vices-presidentes. Ele chegou a morar no Palácio da Alvorada, mas decidiu sair de lá alegando que a energia do local "não era boa". Chegou a cogitar existência de fantasmas.

O presidente também pode contratar assessores especiais e ainda ocupar por indicações cargos de confiança, que são criados com autorização do chefe do Executivo nacional.
 
O auxílio-saúde do presidente é mais abrangente que os dos demais políticos, cobrindo todas as despesas, inclusive de familiares diretos.
 
Cartões corporativos para custear todos os tipos de despesas estão à disposição do presidente. Ainda é garantido o direito de viajar, em missões oficiais ou não, em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).

Com informações O Povo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.