Jovens do Primeiro Passo trocam experiências em ação de lançamento do programa

Foto: Divulgação 
Jovens com vidas transformadas por capacitação e abertura de oportunidades adentraram, nesta sexta-feira (15), no Pavilhão de Eventos da Residência Oficial para o lançamento oficial das atividades do projeto Primeiro Passo em 2018. Recepcionados pelo governador Camilo Santana, cerca de 500 aprendizes e estagiários trocaram experiências sobre o projeto, destacando o poder transformador que o ingresso orientado em diversos campos profissionais proporcionou dentro de suas realidades sociais.

A programação do evento envolveu apresentações culturais, depoimentos de empresários parceiros, jovens que já passaram pelo projeto anos atrás, além do bate-papo direto, no formato perguntas e respostas, com o chefe do Executivo.

Coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o Primeiro Passo capacita e cria oportunidades de inclusão social e profissional para adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, oriundos da rede pública de ensino, somando, nos últimos três anos, 19.910 qualificados em todo o Estado.

Camilo Santana destacou que o projeto é uma grande política de prevenção no combate à violência no Estado, afastando a juventude dos caminhos da criminalidade e garantindo perspectivas de estudo e desenvolvimento para cearenses que vivem em áreas de extrema vulnerabilidade social.

“Essa é uma política que tem trazido grandes resultados. Ela tem um papel social importante por dar oportunidade a jovens de escolas públicas a terem a experiência do primeiro emprego, do espaço em estágio, do aprendizado, principalmente jovens que vêm de locais mais pobres e áreas vulneráveis. Ao participarem do Primeiro Passo, muitos passam a ser contratados por empresas, e órgãos do Estado. É uma capacitação que muda a vida de cearenses e transforma a nossa sociedade. Queremos fortalecê-la e inová-la cada vez mais”, disse.

Governo do Estado

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.