Companhia 4 Portas na Mesa apresenta peça de Nelson Rodrigues no Theatro São João

Foto: Divulgação
Depois de duas noites de espetáculo superando as expectativas tanto em público quanto em qualidade, a 4 Portas na Mesa continua a temporada com mais uma peça de Nelson Rodrigues. Desta vez, a companhia apresenta, nesta quarta-feira (16) e na quinta-feira (17), no Theatro São João, A Falecida, que será encenada pelo núcleo de artistas da turma I.

Assim como O Beijo no Asfalto, esta segunda obra também enquadra-se no que os críticos chamam de Tragédias Cariocas. “O que me atrai particularmente na obra de Nelson Rodrigues, principalmente nas Tragédias Cariocas, é o que há nelas de elementos expressionistas. Há uma tendência à intensificação expressiva e mesmo caricata da realidade, ao uso livre de elementos reais para apresentar uma visão aprofundada do cotidiano”, diz Chico Expedito, diretor geral da peça. 

Obra

Encenado pela primeira vez em 1953, a obra ainda ecoa na sociedade brasileira atual. Explorando temas universais e tendo como pano de fundo o subúrbio carioca produzindo episódios que não recusam o trivial e o convencional(cartomantes, adúlteras, incomunicabilidade nas relações, primas fofoqueiras, fanatismo pelo futebol, um enterro com cavalos e penachos, todos esses clichês estão presentes), admitindo até pretextos dramáticos próximos ao inverossímil ou folhetinesco a peça traz o humor corrosivo que é a marca registrada do seu autor.

Para Chico “é uma peça muito singular pelo o coloquialismo no diálogo e ao mesmo tempo, no quanto se aprofunda ao desvendar a alma humana”. “Trato A Falecida como uma 'farsa irresponsável', aliás, definição cunhada pelo próprio Nelson”, finaliza.

Montagem

É a segunda montagem da Turma I da 4 Portas em parceria com ECOA. O texto foi adaptado a um elenco jovem e dinâmico, refletindo o ritmo forte do espetáculo mas mantendo-se fiel ao conteúdo. A ambientação e o figurino também foram pensados de acordo com os recursos disponíveis, mas isto não intimida a trupe. Pelo contrário, aliando a trilha sonora, este espetáculo procura romper com o naturalismo cênico e se preocupa apenas em traduzir toda relevância e profundidade do texto.

O espetáculo “O Beijo no Asfalto” faz parte da Programação Cultural do Mês de Maio #OcupaSobral, e tem a parceria e apoio do Instituto ECOA e da Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer de Sobral.

Serviço:
Espetáculo “A Falecida”
Data: 16 e 17 de maio de 2018
Horário: 20h
Local: Theatro São João
Ingresso: Inteira R$ 10,00 / Meia R$ 5,00
Classificação 16 anos

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.