Campanha de prefeitura com o slogan 'Só tenha os filhos que puder criar' provoca polêmica

Foto: Divulgação
“Só tenha os filhos que puder criar”. Esta é a mensagem usada pela Prefeitura de Quaraí, no Rio Grande do Sul, para falar sobre o planejamento familiar, em um outdoor colocado em frente ao hospital municipal. Campanha, no entanto, não aborda a temática como questão de saúde pública e desconsidera o contexto socioeconômico determinante para a população pobre ao generalizar, de acordo com a opinião pública.

O caso provocou discussões nas redes sociais. A peça publicitária diz ainda que, só deve ter filhos, quem tiver "condições, pessoais, emocionais e econômicas" para tê-los. Publicada em novembro de 2017 no Facebook, a foto do outdoor ainda divide opiniões. Mais de 125 mil pessoas compartilham a publicação.

Em entrevista ao portal G1, a secretária municipal da Saúde, Fabiana Saldanha, alegou que não há uma homogeneização e que o objetivo era somente alertar a sociedade sobre “a escolha do método contraceptivo”.
 
Uma usuário disse que acreditava que, antes de realizar esta campanha, “é necessário garantir acesso à saúde de qualidade para toda a população, além de investir numa campanha de conscientização a respeito de como se prevenir isso, e aulas de educação sexual na escola", publicou. Já a moradora que publicou a imagem, Sinara Fernandez, de 50 anos, disse ao G1 que achou a iniciativa “um exemplo a ser seguido".

O Povo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.