Novos agentes penitenciários: cerca de 1.700 candidatos iniciam curso de formação

Foto: Divulgação
O Governo do Ceará deu mais um passo no reforço do Sistema Penitenciário do Estado. Nesta quarta-feira (18), no Centro de Eventos do Ceará, 1.695 candidatos a agente penitenciário participaram da aula inaugural do curso de formação. O momento marcou o início da última etapa do concurso público realizado em 2017, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), num certame que envolveu 85 mil participantes.

A cerimônia contou com a presença do governador Camilo Santana, acompanhado da vice-governadora Izolda Cela, da titular da Sejus, Socorro França, e do chefe do Gabinete do Governador, Élcio Batista, que proferiu aula de abertura.

O concurso já passou pelas etapas de prova objetiva, avaliação física, de saúde, e psicológica. A partir desta quarta-feira, os candidatos serão submetidos a período de aulas até o dia 30 de maio, com aplicação do exame final em 3 de junho. Serão selecionados mil alunos para a carreira de agente. Os outros 695 seguirão para o cadastro de reserva.

Durante a abertura da aula, o governador Camilo Santana selou o compromisso de chamar futuramente todos os candidatos que ficarem de fora do chamamento dos mil homens e mulheres. Ele explicou que o Estado trabalha na reestruturação das unidades penitenciárias em todo o Ceará, exigindo mais profissionais.

“Novos mil agentes significam o aumento de quase 50% do atual efetivo. Temos hoje cerca de 2.150 agentes. O sistema precisa de um reforço grande, necessita de uma ampliação, e esse é o objetivo desse concurso. E estamos construindo novas unidades penitenciárias, iniciamos uma nova unidade para colocar presos no Ceará. Estamos com projeto, via financiamento do BNDES e o próprio Fundo Penitenciário, para a primeira unidade de segurança máxima. Já iniciamos a obra. Depois queremos eliminar as 102 cadeias existentes no Interior do Ceará, cadeias antigas, e construir 14 presídios regionais modernos para atender os presos do Estado. Para isso, vamos precisar de mais profissionais. Estamos reestruturando todo o sistema para que possamos ter um controle mais rigoroso”, afirmou Camilo.

Cronograma e aplicação

Após curso de formação e prova, o resultado final deverá ser divulgado no dia 15 de junho.

“Hoje nós temos aqui 1.695 alunos para ingressar neste curso de formação de 45 dias, que é eliminatório. Eles treinarão desde a questão balística, defesa pessoal, integração social, valorização humana, tudo programado de acordo com o Departamento Penitenciário (Depen)”, detalhou a secretária Socorro França.

Os aprovados serão distribuídos por todas as macrorregiões do Estado. O maior número de agentes está reservado para a Região Metropolitana de Fortaleza (556). Cariri e Centro Sul terão 88 vagas preenchidas. Para o Litoral Oeste são 85, enquanto que para Sobral e Ibiapaba são 84. Sertão Central (74), Litoral Leste e Jaguaribe (57) e Sertão dos Inhamuns (50) completam a lista.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.