Icapuí registra maior chuva de sua história, a maior do ano no Ceará

Foto: Icapuí 24 horas 
Icapuí registrou entre a quinta-feira, 12, e esta sexta-feira, 13, a maior chuva da história do Município, distante 204 km de Fortaleza. A chuva foi de 255 milímetros e é a maior do ano no Ceará.

No mesmo periodo, outro posto pluviométrico no mesmo município registrou a segunda maior chuva do ano no Estado: 179 milímetros. A série histórica de chuvas em Icapuí, cujo recorde foi batido, vem desde 1988. Nesses 30 anos, não houve registro de outra chuva de 255 milímetros desta semana.

De acordo com  Funcação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a chuva foi causada pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical. Ao O POVO Online, o meteorologista David Ferran explicou que isto formou um aglomerado de chuva de nuvens convectivas. Estas nuvens, explana Ferran, são caracterizadas por terem grande extensão vertical.

Segundo Ferran, Icapuí deverá registrar mais chuvas nos próximos dias.  É pouco provável, entretanto, que as possíveis precipitações se igualem a desta madrugada.  

Conforme noticiado pelo O POVO Online, os últimos dados da Funceme, antes de Icapuí registrar maior chuva, colocavam Iracema na liderança, com 112 milímetros (mm).

Veja lista das 10 maiores chuvas: 

Icapuí (Posto: Icapui) : 255.0 mm

Icapuí (Posto: Retiro Grande) : 179.0 mm

Iracema (Posto: Canafistula) : 112.0 mm

Milhã (Posto: Carnaubinha) : 109.0 mm

Ererê (Posto: São João) : 107.0 mm

Iracema (Posto: Iracema) : 103.0 mm

Russas (Posto: Sitio Timbauba Macore) : 103.0 mm

Iracema (Posto: Sao Jose Do Fama) : 100.0 mm

Umari (Posto: Umari) : 87.0 mm

Iracema (Posto: Bastioes) : 87.0 mm


O Povo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.