Estados e municípios irão unificar currículo da educação básica

Foto: Agência Brasil 
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que vai nortear o que deve ser ensinado nas escolas, levando em consideração o que está previsto na reforma do ensino médio, aprovada em dezembro de 2017. Os 26 estados e o Distrito Federal irão unificar os currículos com seus respectivos municípios. Atualmente, cada estado e cidade possuem seus documentos próprios em relação ao que é ensinado nas escolas. As informações são da Folha de São Paulo.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a base define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da educação básica têm o direito de aprender. Os currículos de cada rede, estado ou escola - incluindo as particulares - devem garantir o que está no texto nacional e precisam ir além, tanto em conteúdos regionais quanto em estratégias pedagógicas.

A justificativa para a construção de currículos estaduais em parceria com municípios é o melhor aproveitamento de gastos e da capacidade técnica, mais estruturada nos estados. O prazo de elaboração dos currículos vence até 2020 e inclui também formação de professores, que normalmente atuam ao mesmo tempo em redes estaduais e municipais.

O governo de Sergipe foi o primeiro a incluir os municípios na implementação da base, em setembro do ano passado, antes da aprovação final. De acordo com Gabriela Zelice,  coordenadora da comissão de implementação no estado de Sergipe, o currículo unificado não impede que as cidades acrescentem características próprias ao ensino.


O Povo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.