Aberto grupo de apoio da Fazenda da Esperança em Chaval/CE

Foto: Divulgação
Os moradores da cidade de Chaval-CE e região agora contam com um grupo de apoio a pessoas com dependência química. Trata-se do Grupo Esperança Viva (GEV), ligado à Fazenda da Esperança São Bento, comunidade terapêutica localizada em Patriarca, distrito de Sobral. O lançamento do GEV na cidade de Chaval aconteceu no último final de semana, reunindo membros da diretoria e voluntários da Fazenda da Esperança de Sobral, representantes de pastorais, familiares de acolhidos e membros da comunidade. Esse é o terceiro grupo de apoio ligado à Fazenda São Bento, que conta há oito anos com um GEV em Sobral e há seis anos com um GEV na cidade de Tianguá.

O grupo de apoio GEV reúne familiares e amigos de recuperandos da Fazenda da Esperança, também quem deseja realizar o tratamento ou sair do vício das drogas. Participam ainda do grupo alguns ex-recuperandos, pessoas que já concluíram tratamento e desejam continuar a viver a espiritualidade e o estilo de vida da comunidade terapêutica. Esse é o caso do agente comunitário de saúde Manuel Francisco dos Santos, ex-recuperando que após deixar a Fazenda, teve a iniciativa de abrir o grupo na cidade Chaval.

“Terminei meu tempo de recuperação já com a expectativa de fazer um trabalho junto à comunidade, pois em Chaval ainda não tinha nenhum movimento voltado para ajudar a recuperar pessoas do vício das drogas. Também tinha o desejo de continuar a vivência do Evangelho como vivi durante todo o ano que passei na Fazenda da Esperança, além de ajudar pessoas como fui ajudado”, explica Manuel, que concluiu seu tratamento no ano passado. O grupo começou a realizar os primeiros encontros em novembro, reunindo-se em locais improvisados até contar com uma sede própria, uma casa alugada na rua Major Fiel, próxima à Paróquia Santo Antônio. O local recebeu a bênção do diretor espiritual da Fazenda da Esperança São Bento, Pe Ítalo Arcanjo,e também do pároco de Chaval, Pe Erlano.

Em cinco meses de atividades, o GEV de Chaval, que leva o nome “Onde há vida, há esperança”, já encaminhou cerca de dez pessoas para a Fazenda da Esperança em Sobral. O grupo também já auxilia dois jovens em recuperação, que mesmo não estando dentro da Fazenda da Esperança, comprometeram-se a trilhar uma caminhada de um ano, baseada no estilo de vida da comunidade terapêutica, que tem como tripé trabalho, espiritualidade e convivência.

“Se eu não tivesse vindo para o GEV, eu não estaria na presença de Deus, uma hora dessas já teria caído. Fortaleço-me a cada encontro”, conta Roésio Silva Costa, 27 anos, um dos jovens que aceitou o propósito de buscar a sobriedade. Ele vai para as reuniões acompanhado de sua mãe, Maria Lucineide Silva, a fim de juntos receberem o alimento espiritual necessário para superarem os males causados pela dependência química. “Aqui aprendemos muito com os momentos de comunhão, compartilhamos o que vivemos, isso fortalece e ajuda a lidar com o desafio de ter em casa uma pessoa que luta para sair das drogas”, comenta a mãe de Roésio.

AMPARO  

“Os familiares dos acolhidos precisam ser esse sinal de esperança fora da Fazenda”, ressaltou o responsável pela Fazenda da Esperança em Sobral, Pedro Farias. Ele destaca a importância da família no processo de recuperação do dependente químico, uma vez que 90% das recaídas se deve à falta de apoio e acompanhamento por parte dos familiares. “O GEV é um apoio dado aos familiares para que saibam como lidar com os recuperandos que vivem uma luta diária contra as drogas”, completa.

Amparo é justamente o que Nazaré Alves de Sousa, irmã de um recuperando da comunidade terapêutica, diz receber ao participar do grupo Esperança Viva. “É uma alegria acompanhar o crescimento do meu irmão. Os momentos de partilha do GEV geram entre nós familiares um sentimento de unidade, de sabermos que não estamos sós nessa luta, isso nos dá força para prosseguirmos aqui do lado de fora da Fazenda”.

Os encontros do GEV em Chaval acontecem às segundas-feiras, 19h, com recitação do terço e meditação da Palavra de Vida para os voluntários e também aqueles que trilham a caminhada de recuperação, e também às terças-feiras, no horário das 18h, voltado para os familiares de acolhidos e público em geral. A cada encontro, é aprofundado um aspecto da espiritualidade da Fazenda da Esperança, com orações, cânticos, momentos de fraternidade e troca de experiências vividas com o Evangelho.

Para participar do grupo, não há restrição de idade, religião, condição social ou mesmo profissão ou estudo. Também não é exigida nenhuma taxa de participação.

Grupos Esperança Viva (GEV) da Fazenda da Esperança São Bento

GEV Santa Catarina Labouré (Sobral/CE) – Reuniões às quintas-feiras, 19h30

Local: Auditório Dom Walfrido (Cúria Diocesana de Sobral)

Contato: (88) 9 9962-1833

GEV São Vicente de Paulo (Tianguá/CE) – Reuniões às terças-feiras, 19h

Local: Salão da Paróquia de Santo Antônio

Contato: (88) 9 9621-7537

GEV Onde há vida, há esperança (Chaval/CE) - Reuniões às segundas (19h) e terças-feiras (18h). 

Local: Rua Major Fiel, n°1057, Centro

Contato: (88) 9 8871-3013



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.