Ministério anuncia que vacina de febre amarela deve ser tomada em todo País até 2019

Foto: Divulgação 
O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira, 20, a ampliação do programa de vacinação contra febre amarela. A partir de agora, a vacina será recomendada para todos os estados do Brasil. O cronograma será gradativo até 2019. O Ceará deve ser o último estado do País a receber a vacina, em abril de 2019, junto com o Rio Grande do Norte.

O Ministério estima vacinar aproximadamente 77,5 milhões de pessoas durante o período. A ação é uma medida preventiva do ministério.

Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), o Estado não contabilizou nenhum caso de febre amarela ou notificou alguma suspeita da doença. Há 17 anos não é registrado nenhum caso de febre amarela no Ceará.

Pelo cronograma do Ministério da Saúde, outras regiões que não faziam parte das áreas de recomendação, como parte do Sul e Sudeste, além do Nordeste, também receberão doses da vacina.

Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia manterão a campanha com base nas doses fracionadas. Estes serão os primeiros estados a receber doses de vacina nesta campanha.

O ministério promoveu a parceria entre o Instituto Biomanguinhos/Fiocruz com o laboratório Libbs Farmacêutica, em São Paulo, e pretende aumentar a capacidade de produção da vacina. A expectativa é de que o laboratório passe a fornecer vacinas ao Ministério da Saúde no segundo semestre do ano.

"Temos vacina suficiente para oferecer cobertura para o País inteiro", garantiu o ministro Ricardo Barros.

Números de casos

Até 13 de março de 2018, foram confirmados 920 casos de febre amarela no País, sendo que 300 vieram a óbito. Ao todo, foram notificados 3.483 casos suspeitos, sendo que 1.794 foram descartados e 769 permanecem em investigação, neste período.

O Povo 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.