A três rodadas do fim, clubes têm desafio para avançar no Cearense

A primeira fase do Campeonato Cearense está chegando ao fim. Faltando apenas três rodadas, com nove pontos em jogo, quase tudo está definido na competição. A 7ª rodada, a ser realizada no sábado e no domingo de Carnaval, pode cravar matematicamente a classificação de três equipes e duas virtualmente, além de confirmar um rebaixamento. Seis clubes se classificam e dois caem.

Segundo o estatístico Thiago Minhoca, o clube que atingir uma marca por volta dos dez pontos conseguirá se livrar da degola, enquanto os que somarem em torno dos 13 pontos avançarão. Vale frisar que as projeções podem mudar a cada giro de partidas.

Com dez times na disputa, a primeira fase tem nove rodadas de jogos únicos. Passadas seis jornadas, o Fortaleza é o líder, com 12 pontos, seguido por Ferroviário (2º), Floresta (3º) e Iguatu (4º), com 11, e Ceará (5º) e Uniclinic (6º), com dez, formando o G6 do estadual.

Na zona de rebaixamento, estão o Maranguape (10º), com apenas um ponto, e o Tiradentes (9º), com 5. Horizonte (7º), com sete pontos, e Guarani de Juazeiro (6º), com seis pontos, ocupam posições do limbo da tabela, nas quais não garantem a classificação, mas também não caem para a Série B do estadual.

No panorama atual, o Maranguape, último colocado, com uma campanha pífia de cinco derrotas, um empate, nenhum gol marcado e dez sofridos, é o único rebaixado virtualmente. O golpe de misericórdia contra o Gavião da Serra, que tem apenas um ponto, pode ocorrer no domingo, diante do Ferroviário.

Na outra vaga da degola, Tiradentes, Guaraju e Horizonte ainda estão ameaçados. O Ferroviário e o Fortaleza - que pega o Guaraju no sábado - podem se classificar para a próxima fase, caso vençam suas partidas. O Iguatu e o Floresta fazem um duelo direto da parte de cima de tabela, no sábado, no Morenão. Quem vencer está classificado matematicamente.

Já o Ceará e o Uniclinic podem se classificar virtualmente, vencendo o Horizonte e o Tiradentes, respectivamente. As duas partidas ocorrem no sábado, no Castelão e Presidente Vargas.

O Povo

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.