Santa Casa de Misericórdia de Sobral comemora 300 transplantes de córneas realizados no hospital

Foto: Divulgação/SCMS
“Não suporto mais a dor no meu olho, estou a uma semana sem conseguir dormir e sofro todos os dias por estar perdendo a visão dele. Tomara que com esta córnea nova, que irei receber, eu consiga curar minha doença”. Foi com esse pensamento que a dona Antônia Lucielma Jorge, de 44 anos, chegou ao Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) para realizar seu transplante de córnea. Emocionada, ela conta como recebeu a notícia de que o procedimento estava marcado. “Quando me falaram, eu e a minha mãe choramos de alegria”, afirma ela. Complicações decorrentes de uma grave infecção ocular, de duração de três semanas, causaram destruição em 90% da córnea de dona Lucielma, que passou a enxergar apenas vultos e a sentir muita dor no olho direito.

Na tarde de terça-feira (05/12), ela se submeteu ao transplante. A cirurgia foi um sucesso. Esse foi o 300° (trecentésimo) transplante de córnea realizado na Santa Casa. No ano passado, foram realizados 85 transplantes. Este ano, o número chega a 67. “Ficamos muito felizes e temos que comemorar, porque isso retrata o atendimento de qualidade prestado de maneira contínua, onde quase na sua totalidade é financiado pelo SUS”, afirma o médico oftalmologista, Dr. José Ribamar Fernandes Filho, responsável técnico pelo Banco de Olhos da SCMS.

Potencial

Para o Diretor Geral da Santa Casa, Padre Francisco Júnior Melo, o Hospital segue firme no propósito de se tornar uma instituição de excelência no ensino, pesquisa e assistência, que tem à frente o Revmº Bispo de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, Provedor desta instituição. “A marca atingida dos 300 transplantes representa o potencial do hospital em realizar procedimentos de alta complexidade que pode ser muito bem exemplificado pelos transplantes realizados. Esta marca mostra a capacidade técnica e de trabalho dos profissionais, vencendo as barreiras e valorizando o ser humano”, explica Padre Júnior Melo.

Entretanto, nada disso seria possível sem um doador e o consentimento de sua família. Os gestos de solidariedade espontânea de uma doação permitirão que a SCMS possa ajudar muitas pessoas a terem uma nova chance de vida com um transplante de córnea. Por isso, é tão importante o consentimento das famílias para a Doação de Córneas. A SCMS dispõe de uma Organização de Procura de Órgãos (OPO), por meio do Ministério da Saúde, que são equipes médicas responsáveis pela vigilância dos casos de Morte Encefálica (ME) nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) do hospital. Na hora certa diga um SIM à doação de órgãos e tecidos.

Ensino

Além de ser o único hospital do interior do Ceará, a dispor de um Banco de Olhos, a Santa Casa, também é Hospital de Ensino desde 2007. Com isso, a Universidade Federal do Ceará (UFC), através do seu Curso de Medicina de Sobral, instalado neste município desde 2001, também vem contribuindo para o avanço e o sucesso das atividades de ensino realizadas na área da Oftalmologia, coordenadas pelo Dr. Ribamar Fernandes Filho, Professor Efetivo deste Curso. É importante destacar a parceria exitosa da SCMS e a UFC, que vem contando com apoio do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), do hospital, sob a direção do Prof. Dr. Vicente Pinto.

Com informações Vanderley Moreira e Kelson Viana

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.