Antiga estação ferroviária de Sobral passará por reforma

Patrimônio da cidade de Sobral, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o prédio da Estação Ferroviária receberá obras de restauro para abrigar a nova Escola de Artes Visuais do município. A notícia foi dada pelo prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), em sua conta numa rede social, nessa quinta-feira (28).

Movimentação

A edificação original foi construída em 188 2, para abrigar a Estação Ferroviária de Sobral, num período de franca expansão comercial da região. O prédio permaneceu com intensa movimentação de trens de passageiros e de cargas até o ano de 1988, quando os trens de passageiros foram desativados, permanecendo somente o transporte cargueiro.

Obra

O projeto de reforma contemplará a estação com espaços para uso coletivo, priorizando a preservação da cultura local, com a restauração de fachadas, esquadrias e pinturas ornamentais, além de todos os ambientes internos, totalmente recuperados e adaptados para receber pessoas com deficiência. Dentro do pacote de restaurações culturais, a cidade também receberá um no Centro de Informações Turísticas localizado no Arco de Nossa Senhora de Fátima.

Abandono

Atualmente, parte das instalações está em completo abandono e depredada por moradores de rua e usuários de drogas. Além da área de entorno servir para depósito de lixo doméstico e descarte de materiais de construção. O entulho fica acumulado em boa parte do terreno, que também serve como depósitos de cargas e oficinas para consertos das máquinas pesadas que ainda circulam pelos trilhos sob administração da empresa ferroviária Transnordestina.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.