Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue mobilizou a cidade de Sobral

Foto: Arquivo Pessoal
Durante toda a semana, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - Hemoce, realizou ações em alusão ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado neste sábado, 25 de novembro em todo o país. No Ceará, a Semana do Doador trouxe como tema a campanha “Você Doaria Sangue Para Mim”?, com o objetivo de destacar que a doação pode beneficiar diferentes pessoas e que o gesto de solidariedade é de cada um para todos. Em Sobral e municípios vizinhos, voluntários e estudantes se mobilizaram para participar da campanha.

O estudante Henrique Cavalcante, de 21 anos, já doa sangue há três anos. Ele aproveitou a semana de ações para se solidarizar com quem mais precisa. "É importante que as pessoas façam as doações para que o Hemoce possa manter o estoque das bolsas abastecidos e assim atender as necessidades de quem precisa receber uma transfusão", disse.

A campanha ocorre até o dia 31 de dezembro e a expectativa é coletar 18.000 mil bolsas de sangue em todo o estado. “Nós já estamos preparando o estoque para os festejos de final de ano, porque todo sangue doado antes de ser distribuído para os hospitais passa por uma análise e processamento e por isso é necessário que as doações sejam feitas com antecedência da necessidade”, ressalta Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Neste sábado (25), o Becco do Cotovelo no Centro de Sobral recebe a comemoração oficial da campanha. Na ocasião haverá entrega de troféus aos homenageados e medalhas aos doadores. O Hemoce será homenageado com o selo de Instituição parceira.

Doe sangue, salve vidas

Para ser um doador de sangue, é necessário estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento de identificação oficial e com foto. Os menores de idade devem apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal e anexar a cópia de documento oficial com foto do representante legal. O termo de consentimento está disponível no site www.hemoce.ce.gov.br.

Hemocentro Regional de Sobral

Rua: Jânio Quadros, s/n- Bairro Santa Casa Cep: 62.010-680 – Sobral/CE
Fone: (88) 3677.4624/3677.4627
E-mail: sobral@hemoce.ce.gov.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.