Sobral recebe a 9ª edição do Visualidades

Foto: Divulgação
Entre os dias 5 e 7 de dezembro de 2017, municípios da Região Metropolitana de Sobral sediarão a nona edição do Visualidades, mostra de audiovisual promovida pelo Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas (Labome) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). No dia 14 de dezembro será a vez da capital do Rio de Janeiro receber as exposições.

O Visualidades 2017 conta com obras locais, do país e do exterior, divididas em quatro linguagens, expostas gratuitamente para comunidade: fotografia, documentário, desenho e artes plásticas. O programa Visualidades procura ainda ofertar cursos de formação nessas diferentes linguagens e o resultado dessas atividades concorrem em edital que abre espaço para apresentação de trabalhos produzidos em outras instituições a partir de seleção orientada por comissão científica nacional vinculada ao programa.

A programação do evento será aberta, no dia 5 de dezembro, com a conferência “Antropologia com imagens, etnografias de rua e coleções etnográficas”, com a Profa. Dra. Cornélia Eckert (UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul), no Auditório Milton Santos do Centro de Ciências Humanas – CCH/UVA, 19h.

Este ano, os documentários serão exibidos em 13 municípios: Sobral, Varjota, Graça, Ibiapina, Forquilha, Viçosa, Moraújo, Coreaú, Acaraú, Hidrolândia, Ubajara, Miraíma e Rio de Janeiro. Ao todo, são 39 filmes e 14 trabalhos de artes visuais, oriundos de Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Maranhão, Pará, Paraná, Mato Grosso, Paraíba, Ceará, Tocantins, Distrito Federal (Brasília), Minas Gerais, Alagoas e Bahia, além dos estrangeiros, dos EUA, Paraguai, Uruguai, Portugal, Suíça, Japão e Colômbia.

Sobre o Visualidades

O Visualidades é um evento resultante de programa de extensão capitaneado pelo Laboratório das Memórias e das Práticas Cotidianas (Labome) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que envolve atividades de formação e divulgação científica de trabalhos de pesquisa que expressem com suporte visual os seus resultados. Desde 2011 conta com apoio do edital PROEXT do Ministério da Educação - MEC.

Promovendo a adesão da comunidade, a linguagem visual aproxima ainda mais as obras acadêmicas da população em geral, principalmente em lugares com pouco acesso a esse perfil de obras, abrindo discussão sobre diferentes questões relativas à sociedade e a cultura. Nesse aspecto, o Visualidades rompe a barreira do entretenimento e promove a reflexão, a divulgação científica e o pensamento crítico.

Serviço:
IX Visualidades
5 a 7 de dezembro de 2017
Região Metropolitana de Sobral
Programação completa: http://www.uvanet.br/hotsite_visualidades/

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.