18 provas de que o Japão é cheio de surpresas



O Japão é um dos lugares mais extraordinários da Terra, onde tradições centenárias coexistem pacificamente ao lado de inovações movimentadas. Nós realmente admiramos esse país único e encontramos 18 razões para explicar nossos sentimentos.

18. Tóquio é a metrópole mais segura do mundo.

O Centro de Pesquisa da Economist Intelligence Unit publicou uma classificação das cidades mais seguras do mundo que incluía categorias como informação e segurança pessoal, saúde e infraestrutura. Tóquio ganhou o primeiro lugar, seguida de Cingapura, e o terceiro lugar foi ocupado por outra cidade japonesa, Osaka.

17. Instruções detalhadas

O Japão está cheio de guias e manuais que até mesmo os estrangeiros podem entender facilmente, porque os textos são freqüentemente traduzidos para o inglês e ilustrados. 

16. Crianças japonesas têm um aniversário comum.

15 de novembro é uma grande festa para todas as crianças de 3, 5 ou 7 anos, e se chama Shiti-Go-San, que é traduzido como “Sete-Cinco-Três”. Os números ímpares são considerados mágicos no Japão, e essas idades simbolizam estágios cruciais de crescimento.

15. Exercício geral da manhã

Estudantes e funcionários da maioria das empresas começam o dia com um exercício em comum na manhã. Essa tradição existe desde 1928 e é amplamente apoiada, pois não só faz as pessoas se sentirem melhor, mas também incentiva-as a se aproximarem, o que é muito importante em um país tão comunal como o Japão.

14. Sexta-feira Premium

Não é segredo que a maioria das pessoas que trabalham no Japão sofre de fadiga devido ao excesso de trabalho diário. Para combater isso, o governo aprovou um programa chamado Premium Friday. Agora, os funcionários podem deixar o trabalho várias horas antes todas as últimas sextas-feiras do mês. O primeiro a aproveitar essa iniciativa (e encorajar outros a fazê-lo) foi o Ministro da Economia Hiroshige Seko — ele foi jogar curling após o trabalho.

13. As empresas têm histórias de mil anos.

Os direitos de propriedade são muito rigorosos no Japão, e é por isso que existem antigas empresas, como Hoshi Ryokan (um hotel japonês tradicional). Existe desde 718 e foi gerido pela mesma família há 46 gerações. 

12. Maravilhosos santuários de vida selvagem.

Entre estes, está o Zao Fox Village, localizado na prefeitura de Miyagi, na ilha de Honshu. É uma aldeia cheia de raposas selvagens, e todos exceto (obviamente) crianças pequenas podem visitá-las e alimentá-las.

11. Reparos rodoviários rápidos.

Em 2014, um enorme buraco de 45 pés de profundidade surgiu em uma estrada em Fukuoka. O desabamento foi provavelmente o resultado da construção do metrô, mas, felizmente, ninguém se machucou. Agora, é difícil acreditar que realmente aconteceu, porque o buraco foi reparado em apenas 48 horas, o que surpreendeu os usuários de Internet em todo o mundo.

10. Trabalhadores de manutenção que se importam.

Esses trabalhadores da estrada cobriram o carro de alguém com uma folha de lona para protegê-lo da sujeira durante seu trabalho.

9. Máximo conforto com espaço mínimo.

Os japoneses geralmente vivem em pequenos apartamentos, no entanto, todos os novos edifícios têm pias nas suas varandas para facilitar o cuidado das flores.

8. Atenção aos detalhes.

Mesmo com relação aos tampos de bueiro. Alguns deles poderiam rivalizar com exposições de museus.

7. Trens bala.

Os trens Shinkansen de alta velocidade são chamados de “trens bala”, não sem razão: atingem velocidades de 200 milhas por hora e permitem que os passageiros cheguem a tempo para o trabalho ou os estudos. Não é segredo que o atraso seja reprovado no Japão, mesmo que não seja culpa do indivíduo.

6. Um sistema de alerta em todos os telefones celulares.

Além do sistema nacional J-Alert, que permite ao governo alertar os cidadãos através de mídia e alto-falantes, também há um sistema de alertas SMS. É incorporado a cada telefone celular moderno e, em caso de emergência, as autoridades locais alertam todos na região em 4-20 segundos.

5. Incrível variedade de alimentos.

Você pode encontrar qualquer coisa no Japão, desde panquecas tradicionais de Okonomiyaki até doces de chocolate aromatizados com sakura. Além disso, um café para os fãs de Lego está prestes a abrir, onde você poderá experimentar alimentos que se parecem com blocos de Lego. Não se preocupe, porém, eles também são deliciosos.

4. Vegetais que se parecem com peças de arte.

A arte do mukimono, ou a escultura de vegetais e frutas, é generalizada no Japão. Cada região tem seu próprio tema mukimono. Há uma faca de escultura especial (inicialmente usada para esculpir frutos do mar) e estênceis especiais.

3. Pasta de dentes que ajuda a curar cáries.

O cientista japonês Kazue Yamagashi inventou uma pasta de dente que pode restaurar dentes e pequenas rachaduras nos dentes rapidamente e sem dor. Em primeiro lugar, uma substância contida na pasta liquefaz ligeiramente a superfície do esmalte quebrado. Após 3 minutos, a pasta cristaliza, e a matéria artificial coloca no lugar firmemente a estrutura natural do esmalte.

2. Invenções estranhas.

O Japão é mundialmente famoso por suas invenções estranhas e fascinantes para uso público. Um distensor de boca para lábios sensuais, um acessório de smartphone para beijar virtualmente seu amado, um travesseiro na forma de joelhos de uma mulher — estas são apenas algumas das coisas mais estranhas que os japoneses têm em seu mercado.

1. Escolas japonesas.

As escolas japonesas são provavelmente as escolas mais progressistas do mundo. Por exemplo, eles não usam notas. Em vez disso, os professores determinam até que ponto seus alunos estão preparados para a lição. É proibido usar celulares nas escolas. Se os alunos são pegos usando seu celular, eles podem recuperá-los apenas com seus pais. E as escolas japonesas não têm pessoal de limpeza porque toda a limpeza é feita pelos próprios alunos.
Fonte:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.